Titânio, o elemento que faltava em agricultura
O titânio encontra-se classificado como um nutriente benéfico para as plantas, ou seja, embora não seja essencial, aplicado em baixas concentrações tem um efeito positivo no crescimento e desenvolvimento das plantas. No entanto, o titânio que se encontra nos solos não está disponível para as plantas.
Para além disto, a maioria das formulações de titânio disponíveis comercialmente baseia-se no dióxido de titânio (TiO2) que não é solúvel em água, nem está disponível para a planta.
As formas mais bioativas de titânio facilmente disponíveis para plantas, solúveis em água e não tóxicas para as plantas, são os complexos orgânicos de titânio.
A equipa de I&D da INTERMAG desenvolveu uma formulação líquida com base em complexos de titânio orgânico, uma molécula organo-mineral que foi patenteada como aTIUM.
Este produto, contem titânio disponível para as plantas, que aumenta a atividade dos processos fisiológicos naturais nas plantas. Este produto é ainda composto por óxido de magnésio (MgO) e trióxido de enxofre (SO3).
Para além disto, o TYTANIT, possui um pH estável, não é toxico para fauna auxiliar, possui boa miscibilidade e solubilidade em água e tem uma boa efetividade a doses baixas.
O TYTANIT é um estimulante do crescimento e rendimento das plantas. Ativa e reforça os processos fisiológicos naturais das plantas e, assim, influencia positivamente os parâmetros qualitativos e quantitativos da cultura.
Os maiores benefícios da utilização de TYTANIT são:
Maior rendimento da planta;
Melhor qualidade de colheita;
Melhor fornecimento de nutrientes e água às plantas;
Melhor sanidade da planta e tolerância a condições adversas.
Os resultados de vários estudos forneceram a compreensão do mecanismo de ação, enquanto as aplicações em campo demonstraram a eficácia do TYTANIT em melhorar a produtividade das culturas, a qualidade e o rendimento.
Como o TYTANIT influencia positivamente as funções fisiológicas das plantas?
Este produto aumenta a quantidade de clorofila nas folhas, intensificando a fotossíntese e influenciando positivamente o crescimento da biomassa e o rendimento das plantas.
O aumento do conteúdo de clorofila e da intensidade da fotossíntese resultam principalmente da interação do titânio (Ti) com o ferro (Fe).
O titânio está envolvido nas reações do sistema redox (Ti4+/Ti3+ com Fe3+/Fe2+), o que melhora a atividade do ferro nos tecidos vegetais.
Este produto melhora significativamente a eficácia da polinização e desenvolvimento dos órgãos reprodutores o que se traduz em melhores sementes e frutos.
O TYTANIT melhora a recetividade do estigma, o que afeta positivamente o processo de polinização através do aumento do número de grãos de pólen em germinação no estigma.
Neste caso, a figura 1 e 2 referem-se à superfície de estigma recetivo, ou seja, com um grande número de grãos de pólen em germinação, onde foi aplicado o TYTANIT.
E a figura 3 e 4 refletem a fraca recetividade do estigma, ou seja, um baixo número de grãos de pólen em germinação, correspondendo à parcela controlo.
O titânio (TYTANIT) estimula a atividade do ião cálcio (Ca2+) no estigma; O Ca2+ é necessário para uma melhor aderência do pólen ao estigma e consequentemente para a sua germinação e também para o crescimento dos tubos polínicos.
Diversos estudos foram realizados em maçã, desenvolvidos pela Universidade Agrícola de Cracóvia, na Polónia, em 2013 e 2014. Nestes estudos foi comprovado o efeito da aplicação de TYTANIT no desenvolvimento do tubo de polínico, na macieira, cultivar Topaz, como pode ser observado na figura seguinte:
Desta forma foi possível concluir que a aplicação de TYTANIT aumenta o vigor do pólen e aumenta a germinação do pólen.
Para além de todos estes benefícios, o titânio melhora significativamente a absorção de nutrientes do solo, especialmente potássio (K), azoto (N), magnésio (Mg), cálcio (Ca) e ferro (Fe).
E finalmente, o TYTANIT aumenta ainda a resistência natural das plantas ao estresse, aumentando o seu potencial produtivo.
O TYTANIT é um produto inovador que contêm um titânio organo-mineral exclusivo que se encontra disponível para as plantas, podendo ser aplicado em qualquer cultura, uma vez que se trata de um produto extremamente versátil.
Este produto conta com mais de 20 anos de experiência em inúmeros países, sendo agora comercializado em Portugal pela FITOLIVOS.
O TYTANIT demostra assim ser um produto muito interessante, com várias potencialidades e que pode solucionar diversos problemas de uma cultura, enquanto melhora o seu rendimento e a sua produtividade.